segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Convite ao Professor da Escola Bíblica Dominical

Pastor José Antonio dos Santos (líder da AD alagoana e 1º vice-presidente da CGADB e presidente da UMADENE) ensinando na congregação em Stª Maceió.


Tendo em vista os inumeráveis convites formulados ao estimado professor da Escola dominical, venho aqui apenas frisar um desses convites, e este, creio, que é o maior dentre os demais, a saber: LER A BÍBLIA SAGRADA.
Baseado no Salmo 119 o qual é um verdadeiro manancial e gracioso fundamento, no tocante ao justo convite feito ao professor da considerada maior escola do mundo, a qual tem como propósito impar e supernal a transmissão eterna das verdades sagradas.
Por isto venho notificar neste breve espaço algumas razões essenciais a fim de que o professor da Escola Dominical leia periodicamente o seu Manual de Ensino – a Bíblia. Peço que o ilustre professor leia as referidas razões com bastante atenção, para tirar maior proveito e enlevo espiritual. Então, leiamos as esperadas razões:

A leitura bíblica oferece paz - v.165
“Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço”.

A leitura bíblica oferece prudência – v. 100
“Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos”.

A leitura bíblica concede entendimento – v. 99,104
“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação”.

“Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho”.

A leitura bíblica produz vida – v. 107
“Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó senhor, segundo a tua palavra”.

A leitura bíblica oferece temor – v. 120,161
“O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos”.

“Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra”.

A leitura bíblica oferece sustento na esperança – v. 116
“Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança”.

A leitura bíblica gera prazer nos momentos desagradáveis – v. 103,143
“Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca”.

“Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer”.

A leitura bíblica aguça nossos ouvidos para ouvir a voz do Senhor – v. 148
“Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra”.

A leitura bíblica nos estimula a amá-la – v. 159,163
“Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade”.

“Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei”.

A leitura bíblica nos faz folgar – v. 92,111,162
“Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição”.

“Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração”.

“Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo”.

A leitura bíblica satura nosso ser de si mesma – v. 172
“A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça”.

A leitura bíblica nos leva a guardar o testemunho da boca de Deus – v. 88
“Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca”.

A leitura bíblica nos faz desviar do caminho mau – v. 101
“Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra”.

A leitura bíblica ordena nossos passos – v. 133
“Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma”.

A leitura bíblica torna-se indispensável para não sermos desprezados pelo Altíssimo – v. 118
“Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade”.

A leitura bíblica certamente influenciará a nossa vida à pureza – v. 9,140
“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”.

“A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama”.
Nos dias hodiernos estamos sem sombras de dúvidas, notificando o terrível desapego e amor devidos à leitura bíblica, por meio daqueles que na realidade deveriam ser o exemplo para os alunos.
Perguntamos: Como alguém pode ensinar na Escola Dominical, se nem ao menos pega o Livro Sagrado para o ler? Como transmitir um ensinamento bíblico, se o tal não sabe manusear a Escritura? Como repartir conhecimento aos alunos, se o tal nem conhece o conteúdo sagrado? O professor deve ter em mente e como texto áureo à expressão bíblica dada pela iluminação do Espírito santo ao Apóstolo Paulo em Romanos 12.7b: “Se é ensinar haja dedicação ao ensino”.
Se existe alguma coisa que o professor da Escola Dominical não pode deixar de exercitar e executar, demonstrando assim na vivenciada dedicação ao ensino, é justamente a maravilhosa leitura da Palavra de Deus. Penso eu, que o que está faltando na vida dos professores faltosos quanto à leitura bíblica, possa ser, na minha ótica, o senso de responsabilidade para com a mesma e com sua própria vida espiritual.
Se porventura, os alunos observarem que seu amado professor tem em evidência o senso de responsabilidade no tocante a leitura bíblica, possa o mestre ter convicção também que, quando for lançado um convite para que eles leiam a Bíblia, isto acontecerá. O professor deve influenciar positivamente a seus alunos.
Discrepância tamanha seria e será se o professor estimular a seus alunos a lerem a Sagrada Escritura, e, o próprio não estiver estimulando-se a tal empreendedora ação. Vamos salientar aqui a forte declaração de Jesus em Mateus 7.5: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.
Espero no bondoso Deus que as referidas razões já citadas, possam de alguma maneira graciosa incentivar e encorajar a algum professor da Escola Dominical, que de forma inadmissível esteja sem o hábito santo de ler a Sagrada Escritura. Que o texto bíblico agora citado sirva de referencial para cada mestre: “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”, 1 Tm 4.15
Recomendo a você, professor, que releia as desseseis razões, bem como, os textos de alerta que são postos agora:

“Desperta, tu que dormes...”, Ef 5.14

“Examinais as Escrituras...”, Jo 5.39

“Buscai no livro do Senhor, e lede”, Is 34.16

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque (professor da EBD) então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás”, Js 1.8 – Grifo meu).

“Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, Mt 4.4
Que estas declarações divinas sejam ecoadas fortemente aos ouvidos de cada mestre cristão. Ora, vale a pena atender o convite de ler a Bíblia sagrada. Que a graça poderosa do Senhor Jesus possa ser contínua na vida de cada professor da querida Escola Bíblica.

Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)